A Inteligência Emocional

Posted on Posted in Bushido Karaté-Zen

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é composta por cinco factores.

Eles são: a empatia, o controlo, o optimismo, a sere­nidade, assim como o realismo.

1.A EMPATIA é o facto de uma pes­soa ser calorosa, aberta aos ou­tros, com a qual é muito fácil de dialogar. É a aptidão para com­preender o outro, para perce­ber as emoções e para aceitar ter em consideração as motiva­ções do outro. É uma qualida­de que se opõe à distância e à indiferença.

2.O CONTROLO é o facto de uma pessoa ser razoável e ter capa­cidade para controlar as suas reacções. Uma grande exigên­cia e um enorme rigor pessoais caracterizam este comporta­mento. De uma forma geral, falamos de uma «pessoa pon­derada». É uma qualidade que se opõe à fraqueza de carácter ou, melhor, à sua ausência.

3.O OPTIMISMO é o que resulta de uma escolha pessoal, de uma atitude positiva face à vida. Pôr em evidência as possibilidades e as vantagens onde os outros só vêem riscos. Saber pôr os trunfos do seu lado. Apoiar-se em pontos fortes em vez de se apoquentar com os fracos. Esta escolha deliberada opõe-se ao pessimismo.

4.A SERENIDADE é a capacidade de dosear os seus humores e as manifestações destes. É a arte de ser tolerante e não laxista. É o facto de ser um indivíduo coerente, capaz de discerni­mento. Distinguir o essencial do acessório permite esclarecer o espírito e assumir plenamen­te as decisões. A maturidade herdeira da experiência da vida desempenha aqui um papel muito importante. Escolher a serenidade é decidir gerir os seus receios, as suas angústias, ansiedades e medos diversos. (Com os quais todos somos confrontados.)

5.O REALISMO baseia-se num co­nhecimento objectivo de si. Co­nhecer-se bem permite agir em plena consciência. Saber as suas reacções permite antecipar. Pre­parar estratégias releva da boa gestão das relações. Avalie todas as suas acções, mesmo as mais insignificantes, e assim aprende a conhecer-se melhor.«