mestre

DISCURSO 36º ANIVERSÁRIO DA BUSHIDO

Posted on Posted in Aniversários

Neste mundo em transformação, somos verdadeiramente uns privilegiados.

E esta reunião, de pessoas que se estimam, é uma excelente oportunidade para que, com humildade mas muita alegria, celebramos isso mesmo.

Nesta sociedade de ruído em que tanto se fala e pouco se diz, temos sabido usar a palavra para comunicar, para dar verdadeiros “passos em frente”.

Quando ainda tantos confundem o “estar sentado de olhos fechados” com a Meditação, temos procurado agir de forma a fazer elevar os nossos níveis de Consciência e consequentemente a melhor gestão de pensamentos e emoções.

Sem descurar o valor do Pensamento, temos preferido agir no Sentimento, e com isto reaprendemos a importância de Fraternidade e da Solidariedade.

Resistindo ao embrutecimento e à trivialidade, e ainda que cercados por brilhantes definidores de Princípios e Valores, temos sabido usar as nossas vidas para inspirar os demais, vivendo de acordo com a afirmação que diz: Saber, e Não Fazer, ainda não é Saber.

Quando muitos agem de forma a ganharem as próximas eleições, nós investimos para ganharmos as próximas gerações. Preferimos a inclusão à Competição.

O desafio futuro para a Humanidade é a humanização da mesma, uma vez que foram trocadas as “almofadas da amizade” pela “importância de ter razão”.

Porque a Vida é muita mais um processo de Viagem do que de Chegada, eu acredito que os afectos serão, sem sombra de dúvida, o “combustível” ideal a ser usado nesta viagem.

Agradeço-vos por terem partilhado este dia comigo, e por me fazerem sentir ainda mais um privilegiado, ao me escolherem como alvo da vossa atenção e do vosso carinho.

 

Assim sabe bem envelhecer!

A vida é bem melhor com a vossa presença.

 

Muito obrigado.

Vitor Silva

Vale de Cambra, 4 de Setembro de 2011